sábado, 12 de julho de 2008

"Ensaio sobre a Cegueira" de José Saramago

Ao longo de 300 páginas de constante aflição, somos confrontados com a emergência de uma inexplicável e incurável cegueira que abate-se repentinamente sobre uma cidade não identificada, originando o seu desmoronamento e consequente perca de tudo aquilo que consideramos sinónimo de civilização.

Através de uma narrativa épica, brutalmente rica em emoções, assistimos à forma como o Ser Humano reage diante de situações insólitas, aquilo que pode suportar em nome da sua sobrevivência, bem como de tudo o que de bom e sobretudo de mau é capaz, denunciando todas as fragilidades de organização da actual sociedade moderna.

Rendemo-nos à evidência de que as pessoas tornam-se realmente quem elas são, a partir do momento em que não podem julgar a partir do que veêm.

O livro é de tal forma envolvente que passamos as linhas a evitar pestanejar, não vamos nós ficar cegos ou simplesmente perder a noção do que vemos ...

5 comentários:

Livros em 2ª Mão disse...

Olá!
Vim cá parar por ver os teus comentários noutros blogs.
Li este livro há algum tempo e tenho-o sempre presente, pois marcou-me. Antes de o ler ainda hesitei bastante, devido a todo o tipo de comentários que existem à volta da obra de Saramago, mas fiquei rendida! Espero ler outras obras dele e pelo menos o "Memorial do Convento" já consta na prateleira à espera de vez. :)

Pedro disse...

Como sabes comprei este livro recentemente. Fiquei rendido pela tua opinião, assim como pelo excerto do livro. A minha expectativa está, definitivamente, grande quanto ao livro.
Adorei a tua opinião. O simbolismo dos acontecimentos tornam a obra muito mais interessante!
Espero vir a ler o livro brevemente.

Butterfly disse...

Livros em 2ª mão !
Obrigada pela tua visita ao meu blogue ... espero que continues a visitá-lo ! ;)
Tal como tu, sempre tive algumas "reticências" relativamente à obra de Saramago, mas posso afirmar que adorei as duas obras que já li dele ("Jangada de Pedra" e "Ensaio Sobre a Cegueira" )... tanto que um dos livros que estou agora a ler é precisamente "Ensaio sobre a Lucidez" ! ;)

Bjinhos e Boas Leituras !

Butterfly disse...

Pedro, acredito plenamente que vais adorar o livro ... volto a afirmar que é uma obra viciante, simplesmente não consegues parar de virar as páginas !

Agora, só falta saber para quando a estreia do filme ... por acaso, não sabes a data ?

Bjinhos

Castela disse...

José Saramago é fabuloso e os seus detractores provvelmente nunca lerem nenhum livro dele ou então estão imbuídos de espírito ideológico castrador.
Muito bom o teu resumo; as duas obras primas são o Memorial, o Evangelho e o Ano da Morte de Ricardo Reis; mas todos os outros são muito bons. E o Ensaio sobre a Cegueira é para mim um dos seus livros menos bem conseguidos...no entanto é muito bom.