sábado, 3 de janeiro de 2009

Li "Confundir a Cidade com o Mar" e ...

16 contos que fizeram-me viajar no tempo e no espaço ... da Europa aos Estados Unidos, da Argentina ao Brasil, dos anos 50 à actualidade !

16 contos escritos com uma crueza quase chocante ... com uma linguagem rude, ainda que culta !

16 contos que, ao abordarem questões tão pungentes e controversas como o racismo, a homossexualidade, a emigração ou a dificuldade de relacionamento entre as pessoas, exploram a fronteira entre o ser e o parecer, despertando emoções e pensamentos nos leitores !

16 contos que, por características literárias intrínsecas, soltaram a minha imaginação no mundo dos sentimentos, no infinito das interpretações egotistas e intimistas !

16 contos que gostei bastante de ler, tendo sido, no meu ponto de vista, "Ernst" aquele que melhor resultou em termos de criação de uma personagem singular e inesquecível. Ou não fosse Ernst um simpatico robot pintor, artisticamente programado para ser um fiel descendente espiritual directo de todos os mestres, desde Cimabue a Picasso e a Rumi !

3 comentários:

Nelida Capela disse...

Não conhecia este livro de Zimler. Aliás, tinha até uma cisma com ele que você está me ajudando a curar.Vou colocá-lo na lista dos 50. Beijos,

Butterfly disse...

Também nunca tinha lido nada de Richard Zimler !
Mas gostei bastante ... tem uma escrita fluida e uma capacidade espectacular para imaginar histórias e personagens muito originais !
E Ernst é exemplo disso ... ;)

Bjinhos e Boas Leituras !

Pedro disse...

Espero que este ano leia alguma coisa deste autor, estou extremamente interessado...