segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

" - Tem feito muita terapia ao longo dos anos, incluindo análise e diz que os resultados foram positivos, mas não esconde que ganhou muito com o ikebana.
( ... )
- Pelo que me disse, o ikebana proporciona uma escapatória da ansiedade, um refúgio tranquilo. A disciplina necessária ajuda-o a concentrar-se e permite um sentimento de harmonia e equilíbrio. Deixe-me ver se recordo mais coisas que tenha dito ... Ah, sim. Que o ikebana o inspira a expressar a sua criatividade e sensibilidade estética. E foi tão brusco a negar-lhe o potencial. Lembre-se de que é uma prática venerável com origens que remontam há muitos séculos e que é praticada por dezenas de milhar de pessoas. Sabe muito sobre o assunto ?
( ... )
- Já ouvi falar de terapia através da poesia, da música, da dança, da arte, da meditação ou de massagens. E admitiu que trabalhar com as suas árvores bonsai ao longo destas últimas semanas lhe salvou a sanidade mental. Não será possível que a terapia por ikebana possa ter resultados em alguns pacientes ? - perguntou Carol. "

Irvin D. Yalom in "Mentiras no Divã"

Sem comentários: